Serviços

Avaliação de Bens Móveis, Máquinas, Equipamentos e Veículos

A Engenharia de Avaliações na Avaliação de Máquinas e Equipamentos de um Empresa

A avaliação de máquinas, equipamentos diversos e de informática de uma empresa de qualquer setor da economia, é um processo de levantamento de dados e apuração de valores que traz diversos benefícios concretos para ela. Esse é um trabalho fundamental, pois o conhecimento dos valores dos ativos imobilizados impacta diretamente na otimização de processos e são informações valiosas para a maximização de resultados.

Normalmente, os processos de avaliação seguem às normatizações determinadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mais especificamente em sua norma n° 14.653 – parte 5, que define a metodologia para avaliação de máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais. Nesta norma, são definidos os padrões de valor e abordagens para a avaliação, bem como determina as práticas e procedimentos para a avaliação padronizada desta classe de ativos.

Os benefícios diretos da avaliação de máquinas e equipamentos, fundamentados principalmente pela Engenharia de Avaliações, são aqueles vinculados ao uso das informações apuradas na avaliação, que atendem a demandas específicas como, adequação às normas de contabilidade, legislações ou determinações judiciais.

Neste sentido, é possível citar a adequação dos controles da empresa em relação ao tratamento contábil do seu ativo imobilizado que é determinado pelo Comitê de Pronunciamento Contábil n° 27 (CPC-27- Comite de Pronunciamentos Contábeis e ICPC 10 (Interpretação Técnica), referente a aplicação do International Financial Report Standards – IFRS).

Outro benefício direto dos resultados da avaliação patrimonial é a manutenção dos valores de seguros dentro dos patamares corretos, evitando que a  apólice seja definida com valor acima do necessário e garantindo que o total em cobertura seja coerente com o valor dos ativos assegurados.

 

Para a avaliação, é imprescindível a realização de inventário retratando a realidade com fidelidade do conjunto dos ativos imobilizados de uma empresa.

Já os benefícios secundários decorrentes, mas não menos importantes, da avaliação de máquinas, decorrem dos impactos da percepção de controle por parte de todos os atores como trabalhadores e prestadores de serviço e os responsáveis pela gestão da empresa. O principal deles é a consciência de processos ativos de controle na organização, o que reduz significativamente o desfalque material. Uma vez que o controle aumenta, os eventos de desvios e roubos são reduzidos, devido à maior percepção do risco de detecção.

Ampliando os conhecimentos sobre as vantagens e as normas que regem as práticas, o processo de avaliação dos ativos imobilizados se torna ainda mais efetivo considerando as vistorias de campo e as entrevistas com equipes de gestão e operação para que sejam estabelecidos os graus de impacto do uso e manutenção nos equipamentos alvo da avaliação.

Em resumo, a avaliação de uma máquina ou equipamento que compõe o Ativo Imobilizado de uma empresa pode atender a inúmeras finalidades:

» Determinar o seu Valor de Mercado ou de compra ou venda, para uma eventual negociação de um bem;

» Determinar o seu Valor em Uso, isto é, o bem instalando e em condições normais de operação;

» Determinar o seu Valor Patrimonial para satisfazer as exigências fiscais, tributárias e legais.

Fale agora com um especialista

Vamos avaliar os seus objetivos e construir um plano personalizado de acordo com a sua necessidade